Qual o Aprendizado do Estudante no Ensino Médio

Os conteúdos de física na maioria das vezes se tornam difíceis para o entendimento da maioria das pessoas, o conteúdo inclusive é odiado e menos compreendido no Ensino Médio. Existe para isto uma justificativa para que se possa continuar achando que a Física é realmente tudo isso. A intenção é dar algumas dicas para aprender conteúdos de física sozinho, sem a ajuda de um professor, além de resolver questões simples da matéria, e quem sabe até achar mais fácil o conteúdo e se sentir mais motivado para prosseguir.

Como dito acima, esse conteúdo é apreendido no ensino médio, mas e se você não fez o ensino médio? Não tem problema, você poderá concluir o mesmo através do Encceja 2020. No entanto, não terá o aprendizado do ensino médio regular. Sendo assim, você precisará estudar por fora.

A prova do Encceja 2020 é feita apenas uma vez ao ano, por isso, você deve ficar atento a data das inscrições e começar a preparar o quanto antes. Somente dessa forma terá um bom desempenho.

Confira algumas dicas para aprender física sozinho:

Entenda que sua opinião e o conceito de ciência são coisas diferentes

A grande parte dos estudiosos de Física foram condenados por apresentar situações de ideias científicas corretas, e diferentes do senso comum. Isto significa que o conceito científico é algo bem diferente de tudo o que você acha e visualiza no dia a dia por exemplo.

É fundamental que se possa aceitar que na ciência tudo é bem diferente do que você acha que está acontecendo. E é interessante não sofrer quando o assunto não fizer sentido para você.

Para se ter ideia, diversos cientistas foram presos, torturados e mortos por defenderem suas ideias, e elas não eram aceitas na sociedade da época. Atualmente muitos destes conceitos são aceitos como verdade absoluta da ciência, mas não é entendido com facilidade pelas pessoas.

O assunto não é apenas difícil de entender, acabamos frequentemente utilizando expressões erradas para falar de fenômenos físicos diariamente, reforçando assim os erros de conceitos e dificultar assim o aprendizado.

Procure corrigir o que seus amigos falam, mas antes disto tenha propriedade que o que fala está correto.

É fato que muitas frases que falamos, está colocada de forma errada pois não colocamos o conceito científico no determinado lugar, como por exemplo, está calor, o sol se pôs ou ainda meu peso é 50kg. Tudo isto está errado, porém para corrigir, e falar corretamente sobre calorimetria, corpos celestes e forças, é fundamental que se conheçam os conceitos.

Estudar sobre este assunto, e corrigir mesmo seus amigos, além de se corrigir, é uma forma interessante de memorizar e ensinar aos mesmos. Avise os amigos antes que está estudando e precisa desta força para que eles possam o compreender.

Procure praticar exercícios sempre

A física é uma das matérias que não conseguimos de forma alguma aprender sem colocar a mesma em prática. Os conteúdos de história, português e também biologia, aparecem em questões teóricas do vestibular, mas que isto não vale para as áreas de ciências exatas.

Aprender a teoria é importante, mas não é a teoria que deverá cair no Enem, procure saber resolver corretamente exercícios, e se utilize de fórmulas.

Procure organizar todas as informações dos enunciados de questões

Os nomes que para muitas pessoas são considerados estranhos de variáveis físicas começam a ser mais familiares depois de estudar bastante sobre as teorias. Procure a partir disto, circular informações que serão mais importantes na hora de resolver por completo as questões.

Vale a pena escrever todos os números apresentados, e tudo o que eles podem significar, seja a velocidade, a distância, entre outras coisas. A partir desta organização é possível descobrir que tipo de fórmula devemos utilizar.

Além disto, é interessante que deixemos a preguiça de lado e reescrevemos as informações que serão utilizadas nos cálculos. Este ponto é muito importante para que se faça uma boa interpretação de texto, e se possam evitar erros considerados desnecessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *