Isenção de Imposto de Renda – Veja como Funciona

A Isenção de imposto de renda 2022 é um fator muito importante para que as pessoas fiquem sabendo se devem ou não declarar o imposto no referido ano e assim evitar problemas com a Receita Federal no futuro.

Nem todo mundo precisa declarar imposto de renda e nesse caso existem basicamente duas situações em que as pessoas não necessitam declarar mas que não precisam pedir formalmente a isenção de imposto de renda 2022. São elas:

Pessoa física que apresenta mais de 300 mil reais dotados em bens ou mesmo direitos mas que possui parte do patrimônio conjuntamente com um cônjuge ou companheiro de união estável em regime parcial de bens.

Pessoa física que está presente sob a forma de dependente na declaração realizada por outra pessoa ou que não se enquadre em qualquer uma das regras estabelecidas para aqueles que devem declarar o imposto de renda.

Isenção de Imposto de Renda 2022

Ao declarar o Imposto de Renda 2022 você também pode ter alguns benefícios como o abatimento do imposto devido da contribuição previdenciária no que se refere às empregadas domésticas no que concerne ao salário mínimo nacional desses profissionais, o que também inclui a contribuição sobre o décimo terceiro salário e o adicional de férias.

É fundamental que você saiba que o desconto só poderá ser usado por aqueles que efetuam a declaração seguindo o modelo completo, tendo em vista que não compensa obter o desconto nos casos das pessoas que apresentam poucas despesas.

Como solicitar a isenção de imposto de renda 2022

Algumas situações possibilitam as pessoas solicitarem a isenção de imposto de renda tais como os portadores de doenças graves. Mas para que eles efetuem essa solicitação é preciso se encaixarem nos seguintes requisitos:

As remunerações sejam relativas a aposentadoria, reforma ou pensão

Sejam portadores de doenças como a AIDS, Cegueira, Alienação mental, Cardiopatia grave, Doença de Parkinson, Doença de Paget, Esclerose múltipla, Hanseníase, Fibrose cística, Nefropatia grave, Espondiloartrose anquilosante, Hepatite grave, Tuberculose ativa, Neoplasia maligna e Paralisia irreversível e incapacitante.

Para adquirir a inserção você deve:

  • Reunir as documentações necessárias que comprovem a presença de uma das condições citadas acima tais como exames e laudos médicos
  • Procurar um médico especialista para emitir laudo pericial comprovando a doença. O médico deve pertencer a rede pública, seja ela federal, estadual ou municipal. Se o tratamento da doença estiver sendo feito pelo SUS o próprio médico que está realizando o tratamento pode emitir o laudo.
  • Procure checar se o laudo apresenta as informações corretas.

Após ter feito isso é aguardar a conclusão da receita federal sobre o deferimento ou não da isenção do imposto de renda.

Portanto a isenção de imposto de renda 2022 é um benefício que muitas pessoas apresentam mas que infelizmente poucos tem conhecimento. Por isso procure por informações sobre este assunto e faça valer esse direito que é de todos aqueles que se enquadram nas condições necessárias e suficientes para solicitar a isenção do imposto de renda e ficar livre de modo legal do pagamento dessa taxa.

Continue lendo: Prefeitura de São Paulo propõe reajuste do IPTU pela inflação

Post criado 18

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo