Cadastro Bolsa Família 2022: Como se Inscrever?

O Cadastro Bolsa Família 2022 possibilita que famílias carentes no Brasil possam ter acesso aos recursos básicos de alimentação e educação para os filhos em idade escolar. Existe porém, alguns requisitos para o Cadastro Bolsa Família 2022. Você poderá conferir quais são e como você pode se inscrever na matéria a seguir.

Durante o desenrolar do artigo, você entenderá como funciona o programa, quem tem direito e como se inscrever no Bolsa Família 2022.

Bolsa Família 2022

Todos os anos, mais de 5,2 milhões de brasileiros passam fome no país. Essa estatística foi fornecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e estampa a realidade do nosso país em meio a diferenças econômicas estrondosas.

Isso significa que é imprescindível um programa que possa oferecer pelo menos os recursos básicos para essas famílias que estão em estado de miséria e pobreza, para que possam ao menos ter acesso ao básico que uma família precisa para sobreviver. Quem tem direito ao cadastro Bolsa Família 2022?

Abaixo, estão listados os principais deles:

  • Benefício Básico: Para as famílias que estão em situação considerada de extrema pobreza, onde a renda mensal por pessoa é de até: R$ 89,00.
  • Benefício Variável: Para as famílias que vivem em condições consideradas de extrema pobreza ou pobreza, onde podem ter mulheres grávidas, mães que estão amamentando ou filhos de idade entre 0 a 15 anos.
  • Benefício Variável de 0 a 15 anos: Para as famílias que tenham filhos de 0 a 15 anos.
  • Benefício Variável à Gestante: A mãe que ainda está gestante tem o direito de receber até 9 parcelas desse benefício a contar da data do primeiro pagamento.
  • Benefício Variável Nutriz: Para famílias com filhos de 0 a 6 meses de idade. Esse benefício pode ser pago em até 06 parcelas mensais. Para receber esse benefício, a criança deve estar inscrita no Cadastro Único até o sexto mês de vida.
  • Benefício Variável Jovem: Para famílias com filhos adolescentes, na idade entre 16 e 17 anos.
  • Benefício para Superação da Extrema Pobreza: Para famílias em situações de carência quase primitiva, onde é considera extrema pobreza.

Se você se encaixa no perfil mencionado acima, saiba como pode se cadastrar no Bolsa Família no próximo tópico.

Como se cadastrar no Bolsa Família 2022?

Já vimos qual é o perfil de pessoas que podem realizar o cadastro no programa Bolsa Família 2022. Mas como fazer isso?

Em primeiro lugar é necessário eleger um membro da família para que este fique responsável por prestar as informações de todos os membros da família para o entrevistador. O Responsável pela Unidade Familiar (RF) — deve ter pelo menos 16 anos.

Após esse passo, é necessário que esse responsável procure em sua cidade uma unidade do CadÚnico (Cadastro Único).

Essa informação pode ser obtida no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua localidade. Os documentos obrigatórios que o Responsável pela Unidade Familiar deve ter consigo para se cadastrar no Bolsa Família 2022 são:

  • CPF ou Título de Eleitor.
  • Carteira de trabalho
  • Certidão de casamento,
  • Carteira de identidade (RG)
  • Certidão de nascimento de todos os membros da família;
  • Título de Eleitor.

No caso de indígenas ou famílias quilombolas, é preciso que o responsável apresente na hora do cadastro Bolsa Família 2022, o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou outros documentos de identificação, como certidão de casamento, RG e carteira de trabalho.

O registro Bolsa Família pode ser feito mesmo que falte alguma documentação de familiares. Entre em contato com o CadÚnico da sua região e peça mais informações sobre o sistema

Contato Bolsa Família 2022

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o cadastro Bolsa Família 2022, entre em contato a Caixa Econômica pelo telefone:

Se houver alguma atualização sobre o cadastro Bolsa Família 2022, avisaremos em breve.

Post criado 19

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo